Você está aqui: Página Inicial > Informes > Políticas culturais
conteúdo

Ensino

Políticas culturais

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos promove, a partir de 16 de agosto, um curso gratuito sobre políticas culturais. As inscrições estão abertas.
publicado: 27/07/2023 17h21, última modificação: 27/07/2023 18h43

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) abriu as inscrições, à comunidade acadêmica e externa, do curso “Tópicos Especiais em Estudos Latino-Americanos II - Políticas culturais: reflexões e outras práticas latino-americanas”, ministrado pelos professores Anibal Orué Pozzo e Juan Ignacio Brizuela. Para se inscrever, acesse o SIGEventos.  

Os encontros serão na Unidade Jardim Universitário, às quartas-feiras, das 14h às 18h, com início no dia 16 de agosto e término em dezembro. Com carga horária total de 60 horas, o curso emitirá certificado aos participantes que cumprirem 75% de frequência. 

O intuito da ação é promover debates, reflexões e outras práticas sobre políticas culturais na América Latina, tanto aquelas intervenções de administrações estatais quanto ações sistemáticas realizadas por outros atores sociais, como associações privadas, povos originários e quilombolas, grupos culturais comunitários e empresas multinacionais. Perspectivas que surgem dos diversos territórios e comarcas, a nível local e nas regiões de fronteiras.

Algumas das temáticas a serem estudadas são os processos de economia solidária, criativa e do bom viver, casos como o tekô porá guarani, interculturalidade e territorialização transnacional. Além disso, será discutido o desenvolvimento cultural pós-pandemia nos diversos territórios urbanos, rurais e comunitários a nível local.

Confira a ementa completa.