Você está aqui: Página Inicial > Informes > Política de Segurança da Informação da UNILA

Política de Segurança da Informação da UNILA

Publicado em 25 de julho, documento norteia o tratamento e a proteção de dados na Universidade e deve ser observado por toda a comunidade acadêmica.
publicado: 16/08/2022 16h01, última modificação: 16/08/2022 16h33

Foi instituída, no dia 25 de julho, a Política de Segurança da Informação da UNILA (POSIN). Proposta pelo Comitê de Governança Digital e aprovada pelo Comitê Permanente de Governança, Integridade, Riscos e Controles, a POSIN é um instrumento norteador para o tratamento da informação dentro da Universidade, que deve ser observado por toda a comunidade acadêmica, inclusive na relação da Instituição com seus parceiros.

O documento estabelece diretrizes para a proteção de dados, gestão de ativos de informação, gestão de identidade, controle de acesso, auditoria e conformidade, gestão de riscos de segurança da informação, entre outros, e tem como objetivos:

- garantir a integridade, autenticidade, confidencialidade, disponibilidade e irretratabilidade das informações pertencentes à UNILA ou sob sua responsabilidade;
- instituir diretrizes estratégicas, responsabilidades e competências, visando à estruturação da segurança da informação;
- promover ações necessárias à implementação e à manutenção da segurança da informação;
- coibir atos acidentais ou intencionais de destruição, modificação, apropriação ou divulgação indevida de informações, de modo a preservar os ativos de informação e a imagem da instituição;
- promover a conscientização e a capacitação de recursos humanos em segurança da informação.

A Política tem grande importância para a proteção de dados institucionais e pessoais ao estabelecer estratégias e comportamentos desejados que visam mitigar riscos e tratar vulnerabilidades. A informação a ser protegida, conforme define o Glossário de Segurança da Informação, é aquela contida em qualquer meio, suporte ou formato e, por isso, não é assunto restrito a uma unidade ou conjunto de servidores. Sua aplicação depende da participação da comunidade acadêmica, entendendo sua responsabilidade em cada fase do tratamento da informação, seja ela institucional ou pessoal.

A implantação da POSIN consolida, também, o trabalho de regulamentação dos serviços de tecnologia da informação pelo Comitê de Governança Digital, em conformidade com a legislação e com orientações do Tribunal de Contas da União, do Gabinete de Segurança Institucional e do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal. Essas ações têm como foco minimizar riscos, padronizar o atendimento, definir comportamentos desejados e estabelecer expectativas e termos de uso adequados para os diversos serviços digitais da UNILA.

Acesse a íntegra do texto da Política de Segurança da Informação da UNILA e as demais normas complementares.

registrado em: , ,