Você está aqui: Página Inicial > Informes > Podcast “Saúde em dia”

Podcast “Saúde em dia”

Segundo episódio da série debate a saúde pela perspectiva do indivíduo e explica o que é a Medicina do Estilo de Vida. O podcast é uma promoção do DPVS e integra a campanha Viver Bem.
publicado: 26/10/2022 17h06, última modificação: 26/10/2022 18h42

Vírus, bactérias, fatores genéticos, ambientais… Várias podem ser as causas para o aparecimento de enfermidades. Mas você sabia que muitas doenças têm relação com as condições de saúde associadas a hábitos e aspectos comportamentais? É sobre isso que trata a Medicina do Estilo de Vida, abordagem que analisa a saúde a partir da perspectiva do indivíduo.

No segundo episódio do podcast “Saúde em dia”, o médico perito e professor da UNILA Luís Fernando Zarpelon bate um papo com o também docente da Universidade e médico intensivista Roberto Almeida. Ao longo da conversa, eles trazem informações relacionadas à saúde a partir da perspectiva do indivíduo e de que forma algumas mudanças de hábitos e de escolhas comportamentais podem ajudar a enfrentar doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas não transmissíveis.

O convidado, professor Roberto Almeida, também vai explicar quais são os pilares da Medicina do Estilo de Vida, a importância de ações educativas e preventivas associadas à saúde pública e, ainda, comentar sobre a teoria da incompatibilidade biológica com o ambiente atual.

O podcast é promovido pelo Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), e faz parte da campanha Viver Bem. Para acompanhar os episódios já lançados, acesse o SpotifyO conteúdo também está disponível em texto – acesse a transcrição.