Você está aqui: Página Inicial > Informes > Pint of Science
conteúdo

Extensão

Pint of Science

Festival que leva discussões científicas a bares do mundo todo será realizado em Foz do Iguaçu, de 19 a 22 de maio. Edição deste ano do evento propõe uma reflexão sobre os cuidados com o planeta.
publicado: 14/05/2025 15h59, última modificação: 14/05/2025 17h18

Maior festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, o Pint of Science será realizado mais uma vez em Foz do Iguaçu, de 19 a 22 de maio. Os bate-papos sobre ciência acontecem sempre a partir das 19h, no Sudacas Bar, Hell’s Dogs e Mercado Público Barrageiro, com entrada gratuita. Na edição deste ano, o evento tem como proposta refletir acerca dos cuidados com o planeta Terra, inspirado na famosa imagem do “pálido ponto azul”, registrada pela sonda Voyager 1, em 1990.

Serão oito especialistas trazendo temas variados, desde os Manuscritos do Mar Morto à biodiversidade brasileira, passando por Gastronomia, TEA, Biologia e muito mais. “Nos inspiramos na reflexão poderosa do astrônomo Carl Sagan, sobre o pálido ponto azul registrado pela sonda Voyager 1. Nosso planeta, o único que conhecemos que habita a vida, é pequeno, frágil e extraordinário. Por isso, o evento convida o público a brindar à ciência como ferramenta para entendermos e cuidarmos de nosso planeta”, convidou o coordenador do Pint of Science em Foz do Iguaçu, o publicitário Marco Polo Azevedo.

O Pint of Science ocorre, neste mês de maio, em 27 países, sendo que o Brasil é o que tem o maior número de cidades participantes: 169, em todas as cinco regiões. O festival surgiu no Reino Unido, em 2013, e foi trazido para o Brasil há dez anos, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP). Em Foz do Iguaçu, o Pint of Science é realizado desde 2018, como projeto de extensão da UNILA. 

Para conferir a programação completa do evento deste ano em Foz do Iguaçu, acesse a página do evento.