Você está aqui: Página Inicial > Informes > Palestra sobre o Outubro Rosa

Palestra sobre o Outubro Rosa

Evento será realizado pela PRAE e pela Liga Acadêmica de Oncologia, no dia 13 de outubro, e contará com a participação da coordenadora do projeto Remadoras Rosas de Foz do Iguaçu, Regina Chamorro.
publicado: 10/10/2022 16h05, última modificação: 10/10/2022 17h52

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Liga Acadêmica de Oncologia da UNILA promovem, no dia 13 de outubro, às 18h, no auditório da Unidade Jardim Universitário, uma palestra com a coordenadora do projeto Remadoras Rosas de Foz do Iguaçu, Regina Chamorro. Durante a atividade, serão abordados os cuidados e afetos de mulheres que venceram o câncer de mama. Participantes que se inscreverem terão direito a certificação.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum e foi responsável por 17.820 mortes em 2020. Para 2022, existe a estimativa de 66.280 novos casos.

Portanto, o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS) ressalta à comunidade acadêmica sobre a importância da atenção a alguns sintomas, como: caroço (nódulo) endurecido fixo e indolor, sendo esta a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região axilar; saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia para conhecer suas variações naturais e identificar alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure um posto de saúde. Além desse cuidado preventivo, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia para mulheres sem sinais e sintomas entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

registrado em: , , ,