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Ouvidoria 10 anos

Neste mês, a série comemorativa aos 10 anos da Ouvidoria apresenta como os(as) usuários(as) podem sugerir melhorias nos serviços prestados pela Universidade.
publicado: 27/09/2023 17h06, última modificação: 27/09/2023 17h24

A Administração Pública tem em seu cotidiano uma série de desafios. Dentre eles está a necessidade de aprimorar continuamente as políticas públicas executadas e os serviços prestados aos(às) usuários(as).

Pouca gente sabe, mas é possível participar ativamente do processo de melhoria e inovação dos serviços públicos. Essa contribuição pode ser feita por intermédio da Ouvidoria. Basta o(a) usuário(a) relatar sua experiência e sugerir o que pode ser oportuno mudar.

O que é uma sugestão?

É a proposição de uma ideia ou formulação de uma proposta de aprimoramento ou inovação de políticas e serviços públicos prestados.

Caso você tenha uma ideia inovadora ou uma proposta para melhorar os processos de prestação dos serviços na UNILA, você poderá formalizá-la a partir da plataforma FalaBR. Assim, sua manifestação será encaminhada diretamente à área responsável pelo serviço ou processo, que indicará se é viável adotar o que você sugere.

Por que sugerir?

Todo mundo já teve uma ótima ideia sobre determinado assunto, mas, por não registrá-la, acabou esquecendo-a no meio do caminho. Qualquer ideia é válida e todas serão avaliadas. Se implementadas, trarão benefícios para a Universidade.

Envolver usuários(as) e servidores(as) na proposição de melhorias também resulta em soluções mais eficazes e mais criativas. Propostas de melhoria que chegam por meio de sugestão podem otimizar processos, reduzir custos e humanizar mais as relações, ou seja, toda comunidade universitária é beneficiada.

Um ambiente colaborativo também melhora o clima organizacional, pois gera mais acolhimento e pertencimento.

Como registrar sua sugestão?

Para apresentar uma dessas manifestações ou um pedido de acesso à informação, você deverá, preferencialmente, utilizar a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR. Ela é o ponto de partida para a abertura de manifestações ou solicitação de informações na esfera federal, e funciona inteiramente online, sem a necessidade de instalação de qualquer software no seu dispositivo eletrônico.