Você está aqui: Página Inicial > Informes > Outubro Rosa
conteúdo

Institucional

Outubro Rosa

Criada no início da década de 1990, campanha visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama
publicado: 27/10/2020 16h51, última modificação: 27/10/2020 16h55

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

As mulheres, em especial, não devem se preocupar com o câncer de mama somente no mês de outubro. É importante conhecer o corpo, realizar consultas médicas periódicas e exames complementares para prevenção e diagnóstico precoce da doença, possibilitando que o tratamento seja mais eficaz. 

No momento atual, em que as pessoas devem tomar medidas sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus, é comum o esquecimento (ou adiamento) em relação a outros cuidados com a saúde, como, por exemplo, os exames necessários para manter a saúde da mulher. Outras questões importantes relacionadas ao cuidado com a saúde e o corpo que não podem ser esquecidas são manter alimentação saudável, praticar exercícios físicos e realizar consultas médicas periódicas.  

Cuidar da saúde é o maior ato de amor próprio que deve-se praticar. A prevenção contra o câncer deve ser diária!

 

Texto: DPVS, com informações do Instituto Nacional do Câncer