Você está aqui: Página Inicial > Informes > Outubro e Novembro Viver Bem

Outubro e Novembro Viver Bem

SERVIDORES

DPVS divulga o primeiro conteúdo da edição deste ano da Campanha Outubro e Novembro Viver Bem. Está sendo disponibilizado aos servidores o Questionário de Avaliação de Saúde e Estilo de Vida.
publicado: 17/10/2024 16h52, última modificação: 17/10/2024 17h01

As decisões que tomamos todos os dias – o quanto nos movimentamos, o que comemos, como dormimos, enfrentamos o estresse e lidamos com os desafios – moldam não só nossa longevidade, mas também a qualidade de nossas vidas. Essas escolhas impactam diretamente nosso bem-estar físico, mental e emocional, influenciando nossas relações, nosso desempenho e até nossa felicidade.

A boa notícia é que, ao fazermos escolhas conscientes e saudáveis, assumimos, em certa medida, o controle do nosso bem-estar. Cada um de nós tem o poder de adotar hábitos que promovam uma vida mais plena, equilibrada e duradoura.

Desde 2021, a Campanha Outubro e Novembro Viver Bem, promovida pelo Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS), nos convida a refletir sobre o verdadeiro significado de saúde. Saúde vai muito além da ausência de doenças. Ela é o equilíbrio harmonioso entre o físico, o mental e o espiritual. Ser saudável também significa ter a capacidade de se adaptar às inevitáveis mudanças da vida, enfrentar desafios e cultivar relações sociais significativas. Além disso, a saúde está profundamente conectada à nossa qualidade de vida, refletida em nossa disposição diária, no sentimento de felicidade e na presença de uma vida social ativa e enriquecedora.

Para ajudar nessa reflexão, o DPVS propõe o Questionário de Avaliação de Saúde e Estilo de Vida. Com o prazo para preenchimento até 29 de novembro, esse questionário foi especialmente construído pela equipe de saúde do Departamento e tem duas versões, cada uma com um propósito específico:

- Versão curta: projetada para abranger um número expressivo de servidores, tem como objetivo mapear o estado geral de saúde de docentes e técnico-administrativos da Universidade. Esses dados serão essenciais para direcionarmos, de forma personalizada e eficaz, ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

- Versão longa: com caráter educativo, essa versão propõe um mergulho mais profundo no próprio estilo de vida. Utilizando ferramentas validadas pela ciência, ela avalia aspectos essenciais como: qualidade do sono, prática de atividades físicas, alimentação, qualidade de vida, níveis de estresse, ansiedade e depressão.

A versão longa estará disponível ao final da versão curta, e quem optar por respondê-la receberá um feedback com seus resultados. Assim, será possível identificar o que já está funcionando bem na rotina e o que pode ser ajustado para uma vida mais equilibrada e saudável.

Por fim, a Campanha Outubro e Novembro Viver Bem é uma provocação. Ela nos lembra que saúde é um processo contínuo e que cada um de nós tem a responsabilidade e a liberdade de escolher o caminho da vitalidade e do bem-estar. Durante as próximas semanas, serão compartilhados outros textos com reflexões adicionais sobre a temática. Fica o convite para participar, preenchendo os questionários, e refletir conosco: Que mudanças posso fazer para que minha vida seja mais leve e saudável?

registrado em: , ,