Você está aqui: Página Inicial > Informes > Orientações sobre a Covid-19
conteúdo

Institucional

Orientações sobre a Covid-19

SERVIDORES

Cartilha traz orientações aos servidores que tiverem sintomas gripais leves e para os responsáveis pelos cuidados de familiares
publicado: 01/12/2020 16h55, última modificação: 01/12/2020 16h57

Devido ao aumento do número de casos de coronavírus em Foz do Iguaçu, a PROGEPE reforça que está disponível, desde julho, uma cartilha com orientações aos servidores que tiverem sintomas gripais leves e para os responsáveis pelos cuidados de familiares. Conforme o documento, todos os servidores com sintomas gripais (tosse, febre, espirros, coriza, dor de garganta) devem, obrigatoriamente, realizar trabalho remoto, além de preencher a Autodeclaração de Saúde (sinais ou sintomas gripais) e enviar à chefia imediata. Atualmente, a política de saúde de Foz do Iguaçu garante e recomenda a testagem para a Covid-19 em sintomáticos gripais. Independente do diagnóstico, é importante seguir as orientações do médico assistente, respeitando o repouso e o tempo de recuperação necessários.

Há diferença entre o atestado médico e a declaração de isolamento, emitida por serviço de saúde: o atestado demonstra a incapacidade de trabalhar temporariamente por um motivo de saúde; e a declaração apenas ampara a ausência no trabalho presencial. Atestados médicos precisam ser encaminhados pelo servidor, em formato digital, para o e-mail dpvs.siass@unila.edu.br, sendo que a chefia não deve demandar trabalho nesse período, nem de forma remota.

Já o servidor que tiver um familiar com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 deve preencher a Autodeclaração de Cuidado e Coabitação e enviar à chefia imediata. Com isso, precisa manter ou iniciar o trabalho remoto, obrigatoriamente, por 14 dias. Caso o familiar seja dependente de muitos cuidados, é necessário solicitar ao médico assistente o atestado médico de acompanhamento de pessoa da família.

Acesse a cartilha e veja o conteúdo completo.