Você está aqui: Página Inicial > Informes > Orçamento Participativo
conteúdo

Institucional

Orçamento Participativo

Comunidade acadêmica pode votar, até 4 de outubro, nas propostas de cursos e institutos para o Orçamento Participativo 2024 da UNILA.
publicado: 28/09/2023 17h30, última modificação: 28/09/2023 17h29

Com o objetivo de incluir a comunidade acadêmica nas definições e decisões orçamentárias, o Orçamento Participativo 2024 vem sendo implementado com êxito na UNILA. Após a realização das reuniões preparatórias, inscrições e consolidação das propostas de emendas orçamentárias dos cursos e institutos via edital, no dia 26 de setembro ocorreu a audiência pública para cumprimento da etapa de apresentação do planejamento orçamentário institucional, bem como das despesas previamente definidas pelas macrounidades. Na oportunidade, também foram apresentadas as 27 propostas oriundas de 19 cursos de graduação, de oito cursos de pós-graduação e de um instituto, contemplando diversas áreas e ações que irão fomentar produções científico-culturais. A abertura para a participação direta dos cursos nessa nova modalidade de distribuição dos recursos, com a exposição de suas necessidades e proposições de ações, mostrou que a descentralização orçamentária também pode gerar cenário de grande inovação para a Universidade.

A fase seguinte desse processo é a votação eletrônica das propostas, que está aberta até 4 de outubro, via formulário eletrônico. Cada integrante da comunidade acadêmica poderá votar, efetuando seu login, em até três ações. As ações serão classificadas de acordo com o número de votos e serão contempladas dentro do limite orçamentário disponível pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Cada curso ou instituto poderá aprovar somente uma ação, a fim de possibilitar uma distribuição mais abrangente. Após essa etapa, será publicado o resultado das propostas e enviada a programação orçamentária da UNILA para 2024 ao Conselho Universitário (CONSUN).

registrado em: , ,