Você está aqui: Página Inicial > Informes > Oficina "Durma Bem"
conteúdo

Institucional

Oficina "Durma Bem"

SERVIDORES

O Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde promove, de 22 de fevereiro a 3 de abril, uma oficina voltada a abordar aspectos relacionados ao sono. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico.
publicado: 01/02/2024 15h47, última modificação: 06/02/2024 13h26

Pensando em estratégias que possam ajudar os servidores a construírem uma vida mais saudável e longeva, o Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) promove, de 22 de fevereiro a 3 de abril, a oficina "Durma Bem". Estão programados cinco encontros, onde serão tratados aspectos relacionados ao sono, bem como estratégias para melhorar a sua qualidade. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas até 20 de fevereiro, via formulário eletrônico, onde também é possível obter mais informações sobre a programação das atividades.

Oficina "Durma Bem"

Ao longo da história da humanidade, o sono tem sido uma constante misteriosa e essencial. Desde os primórdios, as civilizações reconheciam a importância do repouso noturno, atribuindo-lhe tanto significado espiritual quanto físico. Em diversas culturas, o sono era visto como uma ponte entre o mundo terreno e o transcendental, uma pausa necessária para a renovação da mente e do corpo. Com o avanço do conhecimento científico, descobrimos que essa percepção ancestral está alinhada com a complexa maquinaria biológica que opera durante o sono.

Hoje, compreendemos que o sono é muito mais do que uma pausa no cotidiano; é um pilar fundamental para a saúde integral. Durante o sono, nosso corpo realiza uma série de processos vitais, desde a consolidação da memória até a reparação celular. O sistema imunológico se fortalece, os hormônios são regulados e o cérebro elimina toxinas acumuladas ao longo do dia. A privação do sono, por outro lado, está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo distúrbios mentais, comprometimento cognitivo e aumento do risco de doenças crônicas.

Investir em uma boa noite de sono não é um luxo, mas sim uma necessidade para maximizar nosso potencial. Uma noite bem dormida contribui para a melhoria da concentração, tomada de decisões mais assertivas, regulação do humor e resistência ao estresse. Além disso, há benefícios para a saúde da pele e a manutenção do peso corporal. Em um mundo cada vez mais acelerado, reafirmar o valor do sono é essencial para promover não apenas a saúde física, mas também a mental e emocional, levando a uma vida mais plena e equilibrada.

Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail talita.coelho@unila.edu.br.

registrado em: ,