Você está aqui: Página Inicial > Informes > Oficina Artística do Museu Digital UNILA

Vida Universitária

Oficina Artística do Museu Digital UNILA

O Museu Digital UNILA está organizando uma atividade artística e vivencial, voltada para estudantes refugiados da Universidade, objetivando construir uma exposição ao final do ano.
publicado: 08/04/2024 17h13, última modificação: 08/04/2024 19h41

O projeto Oficinas Artísticas do Museu Digital UNILA, Edição 2024, traz o tema MEMÓRIAS DE DESLOCAMENTOS, voltada para estudantes refugiados da UNILA. A primeira edição será realizada dia 12 de abril, às 09h, na sala de reuniões C123-05, térreo do campus jardim universitário.

O objetivo dessas oficinas de arte do MUD é a troca de referências pessoais, artísticas e sociais entre estudantes refugiados e equipe do MUD, para direcionar processos criativos com o uso de variadas técnicas e materiais, na produção de uma série de trabalhos que irão compor uma única exposição de curta duração.

Vagas

A oficina de abril irá contemplar uma turma de 10 estudantes refugiados. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Os demais inscritos seguirão em lista de espera para a realização das próximas oficinas, que ocorrerão mensalmente. As inscrições devem ser feitas através deste formulário.

Metodologia

Esta oficina terá como convidada a estudante de pós-graduação, Norma Brigette Castaneda Ramirez, que irá mediar a atividade junto com a equipe do museu, formada por Michele Dacas, Ana Rita Ulhe e o bolsista Diego Ferreiro Roman.

A oficina artística é dividida em duas etapas, a primeira, troca de referências, e a segunda, práticas criativas. A equipe do MUD disponibiliza os materiais, mas convida os participantes a trazerem objetos de memória que tenham relação com o período de deslocamento do seu país de origem e o Brasil, incluso a chegada na UNILA. Os trabalhos resultantes serão guardados e serão expostos em  mostra virtual, ao longo do processo, e será também organizada outra exposição física, temporária, com local e suportes a definir, e a partir de curadoria da equipe do MUD.

Apoiam esta ação as unidades SECOM - Secretaria de Comunicação e a SECAFE - Secretaria de ações afirmativas e equidade.

registrado em: ,