Você está aqui: Página Inicial > Informes > O esporte e a universidade

O esporte e a universidade

No último conteúdo da série referente à Semana da Saúde do Jovem e Adolescente, o DEAS traz informações sobre os benefícios da prática esportiva para a saúde.
publicado: 22/09/2022 16h53, última modificação: 22/09/2022 16h58

Quando se pensa em esporte, imediatamente vem à cabeça a saúde física. Mas o esporte, ou melhor, a prática de esportes, é também muito importante para a saúde mental, pois, além de manter o corpo saudável, contribui para o desenvolvimento humano, a socialização e a integração entre as pessoas. E isso tem tudo a ver com o ambiente universitário, que é um espaço dinâmico e diverso.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnaid), divulgada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62,1% da população brasileira com 15 anos ou mais não pratica esportes regularmente. O jovem que hoje pratica esportes tende a manter uma rotina mais saudável, com maior condicionamento físico, diminuindo as chances de um adoecimento provocado por uma vida sedentária, melhorando a qualidade de vida e trazendo mais disposição para as atividades do dia a dia. Tudo isso tem reflexo direto na vida adulta.

A prática de esportes melhora a capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e a força. Além disso, libera na corrente sanguínea hormônios como serotonina e endorfina  que inibem o estresse, a irritação e auxiliam na concentração, no humor e na memória , o que irá ajudar o estudante não só durante o tempo na Universidade, como para toda vida.

A UNILA, atualmente, dispõe de infraestrutura para práticas esportivas. São três quadras – duas no Alojamento Estudantil e uma na Unidade Jardim Universitário. Também há um espaço com tatames e espelho para prática de atividades artísticas e esportivas, na sala G-017, ao lado dos vestiários da quadra do JU. Esses locais podem ser agendados semanalmente pela comunidade acadêmica. Basta enviar um e-mail para esporte.prae@unila.edu.br e marcar um horário.

No Jardim Universitário, a UNILA conta também com uma academia, com esteiras elétricas, bicicletas ergométricas e pesos para musculação. Ela está localizada no Espaço de Convivência e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h. Não é necessário agendamento para utilização do espaço. Um educador físico passa instruções aos praticantes às terças, das 12h às 14h, e às quintas, das 13h às 14h.

Texto: Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS)

registrado em: , , ,