Institucional
Novos editais da EDUNILA
A EDUNILA abriu o período de recebimento de propostas de cartilhas, manuais didáticos e obras de cunho comunitário. Os editais que regulamentam o processo estarão vigentes até 13 de março de 2020 e visam a atender um público diferenciado ao mesmo tempo em que cumpre um dos princípios norteadores da política editorial da EDUNILA: a democracia.
Os editais que regulamentam a submissão estão disponíveis na seção de editais na página da Editora, onde é possível obter, também, informações sobre livros lançados e a política de compras, entre outros. Além dos editados, os interessados podem consultar ainda a nova versão do "Como publicar", manual que resume todo o processo de publicação de um livro pela editora, desde a submissão pelo autor até a impressão (para livros físicos) ou a disponibilização para o público em meio eletrônico (para e-books).
As obras recebidas integrarão as coleções manuALes e popuLAres. A primeira permite que autores e organizadores proponham a publicação de cartilhas, manuais técnicos e livros de exercícios em português e/ou espanhol, línguas oficiais da UNILA, e/ou em outras línguas reconhecidas na América Latina e no Caribe. A meta é utilizar esses materiais, de até 60 páginas, nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade e que o material possa ser editorado em menos tempo. Para isso, foi desenvolvido um template, que possui uma formatação adaptável e poderá ser utilizado por professores de todas as áreas.
O edital, voltado à comunidade interna, abrange obras escritas e/ou organizadas por técnico-administrativos em educação e docentes da universidade. Discentes também poderão submeter, desde que o manual ou cartilha tenha coautoria de um servidor (docente ou técnico) da UNILA.
Já a coleção popuLAres é aberta à comunidade interna e externa à universidade e incluirá obras organizadas ou escritas a partir de experiências comunitárias ou que sejam voltadas a este tipo de ação, com ênfase nos campos populares. As publicações poderão ser impressas ou digitais e têm como fim estreitar a relação da EDUNILA com a comunidade.