Você está aqui: Página Inicial > Informes > Novembro Azul
conteúdo

Institucional

Novembro Azul

Movimento visa chamar a atenção para a prevenção de doenças que atingem a população masculina, como o câncer de próstata
publicado: 24/11/2020 16h53, última modificação: 24/11/2020 20h06

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente entre os homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele) e ocorre, geralmente, em homens mais velhos - cerca de seis em cada dez casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

A melhor forma de garantir um tratamento eficaz do câncer de próstata é realizando o diagnóstico precoce. A recomendação é que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem buscar atendimento médico. Já os que integrarem o grupo de risco (homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) precisam iniciar seus exames a partir dos 45 anos. O exame de toque retal e de PSA são os principais meios para detectar a doença de forma precoce, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

O estresse, o trabalho e as obrigações do dia a dia são gatilhos para inúmeras doenças. Sendo assim, essas questões não devem servir como desculpa para não procurar ajuda especializada. Mesmo com o cenário de pandemia, é necessário manter a atenção e fazer as avaliações necessárias de acordo com seu histórico de saúde. Pacientes com diagnóstico de doença crônica e uso de medicamentos contínuos devem realizar o acompanhamento médico nos intervalos predeterminados e manter seus exames em dia.

Texto: DPVS, com informações do Ministério da Saúde