Você está aqui: Página Inicial > Informes > Nome do novo campus da UNILA será definido através de processo participativo

Nome do novo campus da UNILA será definido através de processo participativo

Através de formulário, a comunidade universitária poderá participar da escolha do nome da nova sede da UNILA
publicado: 15/03/2024 19h25, última modificação: 15/03/2024 19h37

Até o próximo dia 18 de março, toda a comunidade universitária poderá participar de pesquisa de opinião para escolha do nome do novo campus da UNILA. Uma obra que será concluída nos próximos anos e que leva projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto do campus, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi o último realizado em vida por Oscar Niemeyer. E a exemplo do Campus Integração, um nome deverá ser atribuído à nova sede, mas desta vez em espanhol, para ressaltar a interculturalidade tão característica da UNILA, e o plurilinguismo do território de fronteira que cerca a obra. A nomeação já neste período de construção do campus, ocorre para difusão de todo processo nas plataformas de divulgação e transparência da obra.

Por que não chamar "Campus Niemeyer"?

A obra do novo campus da UNILA, conhecido como “Campus Niemeyer,"  tem como princípio fundamental o reconhecimento e a valorização da autoria do projeto desse grande arquiteto brasileiro, e portanto, o compromisso com a valorização da memória deste legado. Porém, para salvaguardar direitos autorais e patrimoniais, avaliou-se ser melhor evitar o uso da marca Niemeyer para divulgar o andamento da retomada da obra. Assim, a reitoria está buscando, de forma participativa, encontrar um nome para a nova sede da UNILA, coerente com a sua missão institucional e com a importância deste projeto arquitetônico e educacional para toda a América Latina e Caribe.

Como participar da votação?

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos devem acessar o formulário com seu login e senha institucionais e responder à pesquisa votando em uma das 03 opções disponíveis, ou também sugerindo um outro nome para a nova sede da UNILA. Para participar da primeira etapa basta acessar o link, e votar e/o sugerir um nome até o dia 18 de março.

Já para a participação na segunda etapa de votação, será disponibilizado novo questionário, entre os dias 20 e 26 de março, com novas opções que irão incluir o nome com maior porcentagem de votos na etapa anterior, e mais dois nomes indicados pela opinião pública, a serem selecionados pelo Conselho Executivo da Obra.

Participe da nomeação da nova sede da UNILA!