Você está aqui: Página Inicial > Informes > MUD: mediação de exposições
conteúdo

Extensão

MUD: mediação de exposições

Museu Digital UNILA realizará atividade educativa de mediação nas mostras "Suturas, fissuras, ruínas" e "Ocupação Mônica Nador + JAMAC", em São Paulo.
publicado: 11/04/2022 15h34, última modificação: 11/04/2022 15h34

Nos dias 13 e 14 de abril, o Museu Digital UNILA realizará a mediação de duas mostras na cidade de São Paulo: "Suturas, fissuras, ruínas", de Adriana Varejão, exibida na Pinacoteca; e "Ocupação Mônica Nador + JAMAC", em cartaz no Sesc. A atividade educativa de mediação consiste na observação e compartilhamento de impressões sobre procedimentos técnicos e poéticos, e sobre concepções e montagens de exposições.

A ação busca estimular o conhecimento sobre a prática expositiva, com destaque para a ampliação das referências artísticas, a partir do momento em que ativa e intermedia o contato entre as obras, as narrativas curatoriais/expográficas e o público.

A mediação irá ocorrer durante a visitação da equipe do MUD, representada pela servidora Michele Dacas, com compartilhamento do material de pesquisa para divulgação nas redes e página do Museu. Para outras informações, siga o MUD no Instagram.

Sobre as mostras

Adriana Varejão é uma artista de relevância no campo das artes contemporâneas brasileiras, conhecida por dissecar o passado barroco marcado por traumas da colonização, questionando visões hegemônicas, e provocando embates sobre a complexa construção da identidade brasileira. “Suturas, fissuras, ruínas" reúne mais de 60 obras, criadas pela artista, de 1985 a 2022.

Já a mostra “Ocupação Mônica Nador + JAMAC" exibe processos coletivos do atelier comunitário de Mônica Nador. O objetivo da exposição é despertar o interesse e apresentar ao visitante o trabalho desenvolvido no Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), espaço cultural localizado na periferia de São Paulo. O JAMAC consolidou sua atuação a partir do objetivo central de construir processos que se situam na intersecção de arte e formação para a cidadania, diversidade, memória e direito à cidade.