Institucional
Mostra de filmes
Com filmes do Brasil, da Colômbia e da Argentina, a 1ª Mostra Antropoética de Filmes Etnográficos começou nesta quinta-feira (27) e continua nos dias 29 de novembro e 3 de dezembro. Além de Foz do Iguaçu, as exibições estão acontecendo nas cidades de Sobral/CE, Pelotas/RS, Niterói/RJ e Mérida, na Venezuela. A programação será encerrada no dia 5 de dezembro, com um debate online. Em Foz, a Mostra integra a programação da 15ª Semana da Consciência Negra da UNILA, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA) e parceiros.
Confira a programação de exibições em Foz do Iguaçu:
27 de novembro, às 16h – Campus Integração
“Rio das Mortes nossa vida/Öwawe dahoimanadzé”, de Ana Lucia Ferraz (Brasil, 2024)
“Ruínas”, de Wanda Balbé/Colectivo Veranos de Agua (Argentina, 2021)
29 de novembro, às 17h – Quilombo Horta da Dona Laíde e do Seu Zé
“Navio do sertão”, de Patrícia Pinheiro (Brasil, 2025)
“Marta Kalunga”, de Lucinete Morais, Marta Kalunga e Thaynara Rezende (Brasil, 2022)
“Guerreira do Quilombo”, de Amilcar (Brasil, 2025)
3 de dezembro, às 19h - Jardim Universitário (Feira Agroecológica)
“Semear e cultivar”, de Wellingta Frota (Brasil, 2024)
“Doña Consuelo”, de Alejandro Escobar y Javier Sánchez (Colômbia, 2023)
“Overloque”, de Eve Costa (Brasil, 2024)
A Mostra é uma produção do Grupo de Trabalho ALA “AntroPoéticas: narrativas e ressonâncias sensíveis em imagens visuais e sonoras, como formas de transgredir fronteiras epistemológicas” e conta com a participação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (UFPel), do projeto de extensão Histórias de Quilombo (UNILA), do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (UVA), do Laboratório do Filme Etnográfico (UFF) e do Laboratório de Antropologia, Linguagens e Saberes (UFU).
Em Foz do Iguaçu, as atividades ocorrem em parceria com o Cine Verde em Bici, o Quilombo Horta da Dona Laíde e do Seu Zé, o NEALA/UNILA, a Cine Móvil Soberano e a Feira Agroecológica e Cultural da UNILA.