Você está aqui: Página Inicial > Informes > Mobilang UNILA
conteúdo

Extensão

Mobilang UNILA

Curso tem como objetivo a formação inicial de mediadores interculturais para o acompanhamento linguístico
publicado: 14/10/2021 16h14, última modificação: 14/10/2021 16h37

De 18 de outubro a 18 de dezembro, será realizado o curso “Mobilang UNILA: Interpretação comunitária como garantia de direitos”. A atividade é gratuita e tem como objetivo a formação inicial de mediadores interculturais para o acompanhamento linguístico (atendimento, tradução, interpretação, mediação) que facilite o contato de imigrantes e refugiados(as) com as diferentes instituições públicas envolvidas direta ou indiretamente com a comunidade internacional da região da Tríplice Fronteira. Como resultado, almeja-se a criação de pontes de integração e acolhimento para a promoção de atividades solidárias com vistas à cooperação internacional.

Com carga horária de 60 horas e realizado na modalidade semipresencial, o curso destina-se a pessoas que já trabalham ou trabalharam voluntariamente com tradução e mediação linguística no atendimento a imigrantes. Como pré-requisito, exige-se que o(a) participante fale, pelo menos, uma língua estrangeira/adicional além do português. As vagas são limitadas e as pré-inscrições podem ser feitas até 15 de outubro, via formulário eletrônico. Confira a programação das aulas e encontros:

- Encontros semanais de formação prática síncrona (segundas-feiras, das 17h às 19h) - Total: 20h;
- Encontros semanais de formação teórica assíncrona (seminários gravados às segundas-feiras, das 19h às 21h, e que ficarão disponíveis online) - Total: 20h;
- Encontros quinzenais com o grupo de trabalho local - GT UNILA (sábados, horário a definir) - Total: 20h.