Você está aqui: Página Inicial > Informes > Minha História na Extensão

Minha História na Extensão

Veja os relatos dos integrantes do projeto “Universidade e Sociedade", que tem o objetivo de integrar a UNILA e as escolas públicas de Foz
publicado: 29/04/2021 17h23, última modificação: 29/04/2021 17h27

Neste mês, a campanha “Minha História na Extensão” traz depoimentos dos integrantes do projeto “Universidade e Sociedade - O que a universidade pública pode oferecer aos estudantes - Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade”. A ação, coordenada pelo professor José Ricardo Cezar Salgado, surgiu em 2016, no Colégio Estadual Prof. Flávio Warken, visando integrar a Universidade e as escolas públicas de Foz do Iguaçu. A proposta é os estudantes que participam do projeto irem até as escolas apresentar os objetivos da UNILA e o que ela oferece, como cursos, estrutura física, acervos de livros, bolsas de estudos, alimentação e transporte, por exemplo. Além disso, os discentes bolsistas organizaram (antes da pandemia) visitas dos alunos das escolas à Universidade. Paralelamente à divulgação dos cursos da UNILA, o projeto faz experimentos de eletroquímica, mostrando aos estudantes que ela está mais presente no cotidiano do que se imagina. Atualmente, a ação de extensão está sendo realizada de forma remota, em função da pandemia.

“A eletroquímica, hoje, está presente em todos os equipamentos eletrônicos, como por exemplo no uso de pilhas e nas baterias [...] atualmente, todos nós temos uma bateria no nosso celular, tem a bateria em uma calculadora, tem uma pilha no controle remoto. Então, a partir da definição do que é uma pilha e bateria, começamos a falar da química, quais materiais que as compõem, o que é um eletrodo, quais são as reações químicas que ocorrem nas pilhas e baterias. O que é um ânodo, o que é um cátodo, tentar mostrar para os alunos que a química está presente em nosso dia a dia”.

(professor José Ricardo Cezar Salgado)

“Atualmente, estou dando aula química no Almiro Sartori, no Tarquínio e no Paulo Freire. Então, tenho a oportunidade de, nessas três escolas, mostrar o projeto. Eu ainda estou começando no projeto, mas já é muito gratificante poder mostrar isso para os alunos e ter essa oportunidade”.

(Jeniffer Ayana de Souza Pires, discente do curso de Ciências da Natureza e bolsista do projeto)

Confira outros relatos e mais detalhes sobre o projeto

Coordenadores(as) e bolsistas que também queiram contar as suas histórias na extensão podem entrar em contato pelo e-mail decc.proex@unila.edu.br