Você está aqui: Página Inicial > Informes > Metodologia em Análise de Conteúdo
conteúdo

Extensão

Metodologia em Análise de Conteúdo

Estão abertas, até 27 de novembro, as inscrições para o curso de curta duração de Metodologia em Análise de Conteúdo. Podem participar integrantes da comunidade acadêmica e externa.
publicado: 14/11/2023 16h54, última modificação: 14/11/2023 16h59

O curso de curta duração de Metodologia em Análise de Conteúdo recebe inscrições até 27 de novembro, via SIGAA. Abertas a membros da comunidade acadêmica e externa, as atividades estão programadas para os dias 29 de novembro e 6 e 13 de dezembro, com carga horária de 30 horas, sendo 15 horas presenciais. 

Serão três encontros presenciais (no Laboratório de Informática do Campus Integração) e dois remotos para estudo da teoria de Análise de Conteúdo, uma metodologia que busca desenvolver a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo manifesto de comunicação. A iniciativa visa dar subsídios teóricos e metodológicos para pesquisas em Administração Pública, Políticas Públicas e Desenvolvimento, visto que vários objetos estudados preveem documentos, discursos e outras formas de comunicação governamental.

A proposta é desenvolver o tema “Análise de Conteúdo” em uma oficina de caráter teórico e prático. Durante as aulas, os discentes escolherão objeto e critérios classificatórios para aplicação da teoria. Os critérios classificatórios de análise serão definidos pelos participantes executores, assim como a coleta. Essa será uma atividade prática em forma de exercício, com todas as etapas de uma coleta formal, como testes e verificações.

A coordenação da ação é da professora visitante do curso de Administração Pública e Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Daniela Neves. A docente tem formação em Comunicação Política, com graduação em Jornalismo e mestrado e doutorado em Ciência Política. Para outras informações sobre o curso, envie um e-mail para daniela.neves@unila.edu.br.