Institucional
Melhor forma de prevenir o câncer: Viver Bem
Os meses de outubro e novembro são, tradicionalmente, coloridos de rosa e azul, respectivamente, com a intenção de mobilizar a população sobre atitudes de prevenção ao câncer de mama (do homem e da mulher), do colo do útero e de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, o câncer é uma doença multifatorial, o que significa dizer que pode ser causada por diversos fatores externos (presentes no meio ambiente) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Ademais, esses fatores interagem de diversas maneiras, dando início ao surgimento do câncer.
Um amplo estudo realizado pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev), do INCA, estimou o impacto da má alimentação, do consumo de álcool, do excesso de peso, da inatividade física, entre outros fatores, na incidência de câncer, ressaltando sobre a importância da rotina de autocuidado para a prevenção da doença.
Nessa toada, além dos exames periódicos, hábitos de vida mais saudáveis são essenciais para prevenir não só o câncer, mas também outras doenças. Para tanto, neste momento, sugere-se a seguinte reflexão: como estou cuidando de mim? Tenho feito atividades que movimentam meu corpo por, no mínimo, 150 minutos por semana? Tenho tomado água? Minha alimentação é colorida e diversificada?
A mudança de pequenos hábitos pode transformar sua qualidade de vida a longo prazo. Experimente!
Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS)