Ensino
Mediação Cultural
ESTUDANTES
Nota 5 na última avaliação do MEC, o curso de Mediação Cultural - Artes e Letras oferta disciplinas optativas nas áreas da arte, cultura e língua indígena. As matrículas podem ser feitas pelo SIGAA, de 14 a 16 de novembro. Confira os detalhes de cada disciplina:
- À Escuta (68h 6T2345), com a professora Angelene Lazzaretti;
Ementa: “Considerando que a forma como escutamos os nossos próprios corpos se desdobra na forma como escutamos o outro e, ainda, que o modo como escutamos afeta a forma como nos dizemos e construímos nossas narrativas, esta disciplina trabalha sobre uma aprendizagem da escuta. A escuta, como uma experiência de fronteira, será trabalhada como um princípio artístico, ao promover sensibilizações em termos de prática e de reflexão, contribuindo, assim, para a formação de um corpo que está à escuta”.
- Performance (68h 4T3456), com o professor Fabio Salvatti;
Ementa: “Teorias e práticas sobre a arte da performance. Desenvolver a inteligência corporal com práticas que experimentem e reconheçam terrenos estéticos e afetivos no âmbito latino-americano, como patrimônio intangível da humanidade”.
- Memória e Patrimônio (68h 5T2345), com a professora Giane Lessa;
Ementa: “O conceito de Memória Social. Patrimônio material e imaterial. Patrimônio como prática social. Museus, objetos e narrativas”.
- Tópicos em Línguas II – Quéchua (68h 3T3456), disciplina sem pré-requisito, com o professor Ladislao Vasquez;
Ementa: “Desenvolvimento em nível elementar (A1.2) da competência comunicativa intercultural em língua adicional. Expressões familiares e cotidianas em situações comunicativas recorrentes. Enunciados simples. Interação oral e escrita de forma clara e pausada. História da cultura quéchua”.
- Tópicos em Línguas – Guarani (68h 4N1234), com o professor Mário Ramão;
Ementa: “Desenvolvimento em nível básico da competência comunicativa em línguas adicionais. Do estudo lexical às práticas de conversação, que estará tratando principalmente da variante mbya-guarani”.
- Documentário entre Mulheres (68h 6T2345), com a professora Carla;
Ementa: “Introdução às teorias feministas do cinema. O Documentário como principal formato histórico-cultural de acesso ao fazer cinematográfico entre mulheres. A construção de mundos entre mulheres (pelas e com mulheres), por meio dos sons e imagens documentais. Documentário entre mulheres: aportes sobre gênero, raça, classe e sexualidade na contramão dos androcentrismos e colonialidades. Mulheres e diversidades/diferenças nas temáticas dos filmes e na práxis documental (trans, lésbicas, campesinas, mães, PCDs, indígenas, negras, diaspóricas, periféricas, do sul global, bordas do norte global, entre tantas outras possíveis). Visionamentos de documentários feitos entre mulheres trabalhadoras do cinema (produção, direção, montagem, roteiro, som, fotografia, arte, pesquisa, etc). As documentaristas com expressões mundiais. Modos de pensar-fazer documentário entre mulheres: ensaístico, poético, biográfico, autobiográfico, performático, de escritas de si, subjetivo, primeira pessoa, de arquivo, musical, educativo, histórico, antropológico, etc. O projeto de documentário (etapas, estilos, estéticas). Mulheres e a gestão cultural no campo do Documentário (curadoria, cineclubes, festivais e mostras documentais, acervos documentais em cinematecas, preservação de documentários feitos por mulheres, etc). Políticas de Financiamento ao Documentário feito por mulheres. A pesquisa e a bibliografia sobre documentário entre mulheres”. Principalmente para estudantes de Antropologia e demais interessadas/os pela Língua-Cultura Indígena”.