Ensino
Mapeamento do processo de atribuição de aulas do Ciclo Comum de Estudos
Reconhecendo os esforços da PROPLAN em construir o mapeamento dos processos de trabalho da UNILA – um importante passo para a transparência institucional e qualidade na gestão –, o Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum de Estudos (CACC) e o Departamento de Acompanhamento do Ciclo Comum (DACICLO) apresentam uma prévia do mapa de todo o processo de atribuição de aulas do CCE.
A organização dos horários do Ciclo Comum de Estudos inclui a oferta de componentes dos três eixos (Línguas, Filosofia e Fundamentos de América Latina), envolvendo todos os institutos, cursos e áreas. Essa tarefa requer articulação de diversas instâncias, ou seja, o envolvimento dos setores em cada etapa do processo, como as secretarias, departamentos, colegiados e institutos, conforme pode ser observado no diagrama acima.
Essa colaboração fundamental garante a oferta das disciplinas do CCE, que faz parte dos PPCs de cada curso, cumprindo com a vocação da UNILA de fomentar a interculturalidade, o bilinguismo, a interdisciplinaridade e a compreensão do contexto latino-americano no processo formativo para o futuro exercício profissional e cidadão dos(as) egressos(as).