Você está aqui: Página Inicial > Informes > Mapeamento de processos
conteúdo

Institucional

Mapeamento de processos

SERVIDORES

Para facilitar a implementação da Gestão de Processos da UNILA, inicialmente as macrounidades devem realizar o mapeamento de todos os seus subprocessos.
publicado: 11/03/2022 15h20, última modificação: 14/03/2022 08h58

A Gestão de Processos é uma abordagem sistemática para mapeamento, análise, melhoria, monitoramento e avaliação dos processos de trabalho. Na UNILA, o Escritório de Processos (EP) – vinculado ao Departamento de Planejamento Estratégico da PROPLAN – é a unidade responsável por coordenar, orientar e apoiar as atividades relacionadas à Gestão por Processos.

Conforme definido na Instrução Normativa nº 01/2019/PROPLAN, a Gestão de Processos da UNILA será implementada em duas etapas, sendo a primeira: identificar os processos e designar o seu responsável (dono de processo); e a segunda: análise, melhoria, monitoramento e avaliação dos processos.

De forma a facilitar a implementação, o EP definiu que, inicialmente, as macrounidades deveriam realizar o mapeamento de todos os seus subprocessos. Os subprocessos demonstram as atividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo de trabalho. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

Em 2020 e 2021, mesmo com a restrição ocasionada pela pandemia, as atividades do Escritório de Processos não pararam. Dessa forma, destaque-se as macrounidades que mais avançaram nesta atividade: PROGEPE (94% de seus subprocessos mapeados e concluídos); PROPLAN (88% dos subprocessos mapeados e concluídos); Corregedoria (com 67% dos subprocessos mapeados e concluídos); PROAGI (com 39% dos subprocessos mapeados e concluídos); PROGRAD e ILATIT (ambos com 33% dos subprocessos mapeados e concluídos).

O EP agradece o esforço das equipes destas macrounidades e conta com a participação das demais para que seja atingida a implantação plena da Gestão de Processos na UNILA (objetivo estratégico nº 2 do PDI), visando aprimorar o desempenho das equipes de trabalho, com fluxos de processos claros, eficazes, eficientes e efetivos e que contribuam para o cumprimento da Missão Institucional.

Os mapas, formulários, normativas, guias, Cadeia de Valor e demais documentos produzidos pelo EP e as macrounidades estão organizados e disponíveis para consulta no Portal de Processos.

registrado em: ,