Você está aqui: Página Inicial > Informes > Livro “De territorios violentos a la paz territorial”
conteúdo

Institucional

Livro “De territorios violentos a la paz territorial”

Obra conta com o artigo “Circuitos espaciales de la ilegalidad y círculos de cooperación en la triple frontera Brasil-Argentina-Paraguay”, de autoria do professor James Humberto Zomighani Júnior, da UNILA.
publicado: 13/06/2022 15h44, última modificação: 13/06/2022 16h24

Como resultado de um simpósio internacional organizado no ano de 2018, em Salamanca (Espanha), no âmbito do 56º Congresso Internacional de Americanistas, foi publicado o livro “De territorios violentos a la paz territorial: territorios, violencias, prisiones e inseguridades”. A obra pode ser baixada, gratuitamente, na biblioteca virtual da CLACSO.

Coordenado pelo docente e pesquisador Pablo Emilio Angarita Cañas, da Universidade de Antióquia (Colômbia), o livro apresenta 17 artigos inéditos escritos por pesquisadores(as) radicados(as) em oito países da América Latina e do Caribe. A obra conta a participação de dois pesquisadores brasileiros, entre eles o professor e pesquisador James Humberto Zomighani Júnior, da área de Geografia da UNILA. O docente é autor do artigo “Circuitos espaciales de la ilegalidad y círculos de cooperación en la triple frontera Brasil-Argentina-Paraguay”, resultante de suas pesquisas mais recentes.

No prólogo, a cientista política Jenny Pearce, especialista em América Latina, afirma que “este libro nos ofrece un panorama de los muchos retos que enfrenta América Latina en términos de violencias y criminalidades, con estudios empíricos y metodologías innovadoras, para hacernos pensar ‘fuera del cajón’. Hace visible estos factores de preocupación constante, y nos hace entender mejor los actores conscientes de la paz y de la no violencia. Al final, nos hace enfrentar realidades preocupantes, al mismo tiempo que nos abre caminos para superarlas desde una visión de justicia social y democrática, donde se reconoce el daño profundo de la desigualdad en todos los ámbitos sociales, empezando con la convivencia misma”.

Congresso Internacional de Americanistas

O 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA) teve suas atividades desenvolvidas na Universidade de Salamanca (Espanha), entre 15 e 20 de julho de 2018. Tendo como lema “Universalidade e particularismo nas Américas”, aquela edição do ICA promoveu uma reflexão dialética entre a universidade e os particularismos na produção do conhecimento, como um diálogo propício para o qual se encontra a necessidade de conhecimento das especificidades dos fenômenos sociais, políticos, artísticos e culturais, os quais obrigam a formular novas hipóteses que enriquecem e reformulam as grandes teorias gerais das ciências e humanidades.

Lançado há mais de 150 anos, o evento ocorre a cada três anos, reunindo estudiosos e pesquisadores de todo o mundo que tratam da temática “Américas”. Sua próxima edição estava prevista para ser realizada em Foz do Iguaçu, no ano de 2021, mas foi adiada por conta da pandemia.