Ensino
Literatura e Antropologia
Ministrada pelo professor Mario Torres, a disciplina optativa “Tópicos em Literatura II - Escutas inauditas: rupturas do encanto de Narciso e Eco” (MLA0047) está vinculada ao curso de graduação em Mediação Cultural - Artes e Letras. As aulas começam no dia 6 de novembro e ocorrerão às quartas-feiras, das 14h às 18h, na Unidade Jardim Universitário.
Os encontros serão abertos também à comunidade externa como curso de extensão. Interessados em participar podem se inscrever até 4 de novembro pelo e-mail mario.torres@unila.edu.br. Já para estudantes da UNILA, os prazos para matrícula online como disciplina optativa seguem o Calendário Acadêmico.
Durante as atividades, será proposta uma imersão em obras que se movem entre os campos da Literatura e da Antropologia, sem se fixarem em nenhum deles, onde o ato de escuta desempenha um papel central. São textos que apresentam o que é denominado como “escutas inauditas”, entendido no duplo sentido da palavra, sugerido por Maria do Rosario Acosta: o inaudível, mas também aquilo que provoca espanto e surpresa.
Assim, propõem-se “escutar o inaudito” como um caminho para quebrar o encantamento de Narciso e Eco, gesto proposto por Grada Kilomba em sua obra “Ilusões Vol. 1”. Trata-se de tentar ver outras imagens além das próprias e escutar algo diferente do eco, a pura repetição das palavras impostas pela colonização branca e patriarcal. Ao longo do curso, haverá a leitura/escuta de quatro obras: O Falatório, de Stella do Patrocínio; Un texto camino, de Caístulo e Dani Zelko; Bajo la sombra del guamúchil, de Hermanas en la Sombra; e Escute as feras, de Nastassja Martin.