Institucional
Liderança com Integridade
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A integridade é um dos pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e pode ser considerada a pedra angular da boa governança. Reconhecendo a necessidade de uma abordagem de integridade pública de toda a sociedade e de todo o governo, em 2017, o Conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) adotou a Recomendação sobre Integridade Pública. O documento fornece aos governos uma visão estratégica para a integridade pública, passando de uma visão de políticas de integridade meramente formal para uma abordagem baseada em risco e dependente do contexto que enfatiza uma cultura de integridade.
O Manual de Integridade Pública da OCDE fornece orientações concretas para a implementação dessa estratégia de integridade pública. Nesse contexto, falar de integridade envolve princípios como comprometimento, responsabilidades, estratégia, regras, sociedade, liderança, meritocracia, desenvolvimento de capacidade, abertura, gestão de riscos, aplicação e sanção, e participação.
O referido Manual traz a definição do que significa "liderança com integridade". Nas grandes organizações, geralmente entende-se por liderança aqueles que ocupam as funções/cargos de nível mais alto. A maioria dos governos da OCDE o institucionaliza como um serviço público superior, específico e individual, com diferentes termos e condições. Desse modo, ser um líder íntegro requer dois aspectos inter-relacionados: o líder deve ser percebido como uma pessoa com altos valores morais e deve ser um gestor com altos valores morais.
Outras informações sobre o tema podem ser acessadas no site da Controladoria-Geral da União.
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