Você está aqui: Página Inicial > Informes > Integração regional e democracia
conteúdo

Institucional

Integração regional e democracia

UNILA cria Núcleo de Estudos sobre Integração Regional e Democracia, vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados.
publicado: 29/08/2025 14h58, última modificação: 29/08/2025 14h58

A UNILA, por meio do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), instituiu o Núcleo de Estudos sobre Integração Regional e Democracia (NUIRD), que tem como propósito aprofundar o debate acadêmico e social acerca dos processos de integração na América Latina e Caribe. A criação foi oficializada pela Portaria nº 4/2025, publicada no Boletim de Serviço da Universidade.

O objetivo central do NUIRD é analisar, de forma transdisciplinar e interepistêmica, os diferentes projetos, atores e desafios da integração regional, contemplando aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. O plano de atuação do Núcleo prevê iniciativas em três frentes principais:

  • Pesquisa: desenvolvimento de projetos coletivos, produção científica, publicações e relatórios técnicos sobre integração latino-americana e suas interfaces;
  • Formação: promoção de disciplinas e cursos de curta duração, grupos de estudos e orientação de pesquisas voltadas ao tema;
  • Extensão e internacionalização: realização de seminários, oficinas, conferências e colóquios internacionais, além da articulação com redes de pesquisadores, coletivos e instituições da região e do mundo.

Entre as atividades previstas, destacam-se a criação de um observatório sobre integração regional, a produção de um boletim informativo periódico e a organização de um ciclo de debates com especialistas nacionais e internacionais.

O NUIRD será coordenado pelo professor Lucas Ribeiro Mesquita, tendo como vice-coordenadora a professora Karen dos Santos Honório. Recentemente, em uma das primeiras atividades do Núcleo, Mesquita participou da Missão de Observação Eleitoral do Parlamento do Mercosul nas Eleições Gerais da Bolívia.

Com a criação do Núcleo, a UNILA reforça sua vocação institucional de promover a integração latino-americana e caribenha, estimulando a produção de conhecimento crítico e a aproximação entre academia, sociedade e organismos regionais.