Você está aqui: Página Inicial > Informes > Instituto Mercosul de Estudos Avançados
conteúdo

Institucional

Instituto Mercosul de Estudos Avançados

Por meio do IMEA, UNILA institui Núcleo de Estudos sobre Natureza e Capital na América Latina.
publicado: 04/09/2025 17h15, última modificação: 04/09/2025 18h09

A UNILA oficializou a criação do Núcleo de Estudos sobre Natureza e Capital na América Latina (NUNACAL), um espaço acadêmico voltado a compreender as dinâmicas socioambientais e econômicas da região, que está vinculado ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). A iniciativa foi consolidada pela Portaria nº 8/2025, publicada no Boletim de Serviço da Universidade.

O objetivo central do NUNACAL é investigar criticamente as interrelações entre natureza, capital e sociedade na América Latina, com foco em processos de desenvolvimento, exploração de recursos, sustentabilidade e impactos socioambientais. Assim, busca-se promover um debate transdisciplinar e interepistêmico que articule saberes das ciências sociais, humanas e ambientais com conhecimentos dos movimentos sociais e territórios ancestrais, além de incentivar a cooperação internacional.

O plano de atuação do Núcleo prevê ações em três eixos:

  • Pesquisa: realização de projetos coletivos, produção científica, publicações em periódicos e relatórios técnicos;
  • Formação: oferta de cursos de curta duração, disciplinas optativas, grupos de estudo e orientação de pesquisas de graduação e pós-graduação;
  • Extensão e internacionalização: organização de seminários, colóquios e conferências abertas ao público, além da construção de redes de colaboração com movimentos sociais, universidades e centros de pesquisa latino-americanos e europeus.

 Entre as primeiras atividades, estão programados encontros de estudo temáticos, a produção de um dossiê acadêmico sobre economia política e meio ambiente na América Latina e a realização do Colóquio Internacional “Redes e Mapas de Ação e Pesquisa”, de 4 a 6 de setembro.

A coordenação do Núcleo está a cargo do professor Fernando Gabriel Romero, tendo como vice-coordenador o professor Valdemar João Wesz Junior.

Com a criação do NUNACAL, a UNILA fortalece seu compromisso com a integração regional e a construção de um pensamento crítico latino-americano, reafirmando seu papel de universidade voltada ao diálogo entre ciência, sociedade e natureza.

registrado em: , , ,