Institucional
Incidentes de segurança da informação
A identificação e comunicação de incidentes de segurança é uma parte vital da gestão da segurança da informação. Todos os membros da comunidade acadêmica devem estar cientes de como reconhecer e reportar incidentes, para que possam ser resolvidos rapidamente e com eficiência. Veja algumas dicas para reconhecer e comunicar incidentes de segurança:
- Conheça o que é considerado um incidente de segurança: isso inclui vazamentos de informações sensíveis, violações de segurança, ataques cibernéticos e qualquer outra ameaça à segurança da informação;
- Mantenha-se atualizado: a tecnologia e as ameaças à segurança da informação mudam rapidamente, por isso é importante manter-se atualizado sobre as últimas ameaças e como reconhecê-las;
- Comunique imediatamente: se você suspeitar de um incidente de segurança, é importante notificar a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos da UNILA (ETIR) o mais rapidamente possível. Não tente resolver o problema sozinho, pois isso pode agravar a situação;
- Lembre-se de que a prevenção de incidentes de segurança é importante, mas reconhecer e comunicá-los rapidamente é igualmente crucial. Incidentes de segurança da informação podem ser reportados à ETIR por meio da Central de Serviços (acessando com as credenciais @unila.edu.br).
Texto: Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)