Institucional
Identificando sites e e-mails fraudulentos
Uma das principais formas utilizadas para o roubo de dados pessoais e o furto de identidades na internet é a técnica conhecida como Phishing Scam (ou golpe da pescaria, em português). O ataque é disparado, geralmente, por mensagens de e-mail que se apresentam em tom alarmante, pedem por um recadastramento para, supostamente, aumentar a capacidade da caixa de correio ou para evitar o seu bloqueio. Existem, ainda, aqueles que trazem propagandas enganosas que levam a sites falsos.
Desconfie sempre de e-mails que colocam algum tipo de pressão para recadastramentos e, em hipótese alguma, informe sua senha (ou números de documentos) para terceiros. Afinal, senhas são pessoais e devem ser mantidas em sigilo. Já em relação aos links contidos nos e-mails, uma boa forma de identificar se são verdadeiros é por meio de seus endereços. Passando o mouse sobre o link, é possível ver o endereço de destino antes mesmo de clicar. Sites da UNILA sempre têm em seu endereço o sufixo unila.edu.br.
Durante a pandemia, esses golpes aumentaram muito. Por isso, é cada vez mais importante saber como identificá-los. Pensando nisso, a Equipe de Prevenção, Resposta e Tratamento de Incidentes Cibernéticos (ETIR/UNILA) preparou um material com orientações para reconhecer e-mails e sites fraudulentos. Acesse.
Texto: Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)