Institucional
Geopolítica Energética
A egressa do Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina Astrid Yanet Aguilera Cazalbón, a mestranda em Energia e Sustentabilidade Icoana Laís Leitão Mascarenhas Martins e o graduando em Relações Internacionais e Integração Vitor Augusto Araújo Rissatti, membros do Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética, participaram, nos dias 3 e 4 de agosto, da 5ª Cúpula Juvenil de Energia dos BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul.
O evento foi uma oportunidade para que a juventude dos países dos BRICS e de outros países do Sul Global discutisse os tópicos mais recentes das questões energéticas mundiais, com foco no continente africano e na cooperação para solução de problemas. Ao final da Cúpula, foi desenvolvida uma Declaração Conjunta da Juventude, que será entregue aos ministros na próxima Cúpula dos BRICS, em 22, 23 e 24 de agosto, na mesma cidade.
Na primeira semana de outubro, o Observatório apresentará o 5º Colóquio da Geopolítica Energética para toda a comunidade acadêmica. O grupo também está engajado com a realização da 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (Clean Energy Ministerial), que acontecerá em Foz do Iguaçu, em 2024, durante a presidência brasileira do G20; e com a Conferência das Partes 30 (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025.
Acesse o link para conhecer mais sobre o Observatório Latino-Americano da Geopolítica Energética e saber como apoiar o projeto.