Você está aqui: Página Inicial > Informes > Recursos de computação em nuvem
conteúdo

Institucional

Recursos de computação em nuvem

Através de uma parceria com a RNP e o Google, recursos do G Suite for Education serão disponibilizados à comunidade acadêmica
publicado: 10/09/2020 16h15, última modificação: 10/09/2020 16h18

A partir de segunda-feira (14), estará disponível, para servidores e estudantes da UNILA, os recursos da plataforma G Suite for Education. A oferta é realizada em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Google. O G Suite for Education é uma plataforma de computação em nuvem, que oferece diversos recursos de colaboração online, como o Google Docs e o Google Drive. A computação em nuvem é uma concepção moderna que oferece grande capacidade computacional com condições de suportar as grandes variações de demanda, como a que está acontecendo durante a pandemia.

Nesta primeira fase, estão sendo ofertados para a comunidade acadêmica os recursos de armazenamento (Google Drive), criação e edição de documentos e apresentações online (Google Docs), formulários online (Google Forms), agenda, tarefas e web conferência (Google Meet), que formam um ambiente digital integrado, seguro e com amplo espaço de armazenamento. O acesso poderá ser feito a partir dos endereços drive.unila.edu.br e agenda.unila.edu.br.

Na UNILA, esses recursos já são utilizados informalmente por servidores e estudantes, em um cenário no qual as informações institucionais estão associadas às contas pessoais. A partir da disponibilização destas ferramentas, o uso da plataforma para fins institucionais deverá ser feito utilizando exclusivamente a credencial @unila (@unila.edu.br ou @aluno.unila.edu.br), a mesma utilizada para acessar o e-mail institucional.

Ao fazer o primeiro acesso, o usuário deverá aceitar os termos de uso da plataforma. A utilização do G Suite deve ser feita seguindo a Resolução nº 03/2020/CGTIC, que regulamenta o uso de recursos de armazenamento de arquivos, e a Resolução nº 04/2020/CGTIC, que normatiza o uso de credenciais de acesso aos recursos de tecnologia da informação na Universidade.

O uso da computação em nuvem, além de ter previsão legal na Instrução Normativa nº 01/2019/SGD/ME e na Estratégia de Governo Digital (EGD), oferece benefícios adicionais, como menor utilização de recursos de TI próprios, maior resiliência contra falhas, maior disponibilidade, redução de custos operacionais (investimento ou custeio), além de facilitar a colaboração e o trabalho em equipe. O processo de adesão ao serviço passou por estudo técnico, análise de riscos, análise jurídica e aprovação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC). Os documentos do processo podem ser consultados no SIPAC.

A utilização desses recursos já é bastante comum em diversas instituições. Mais de 40 universidades federais utilizam o G Suite for Education, entre elas UTFPR, UFPE, UFSCar, UFOP e UFRN, além de institutos federais e outras dezenas de universidades estaduais, entre elas: USP, Unicamp, UEM e UEL. Ao redor do mundo, universidades como Cambridge, Harvard e Stanford também fazem uso da plataforma.

Os sistemas do G Suite for Education seguem rigorosos controles de segurança da informação, possuem as certificações relacionadas à família ISO/IEC 27000, não utilizam dados do usuário e dados armazenados na plataforma para fins publicitários. Além disso, esses sistemas estão em conformidade com as principais normas relacionadas à privacidade e proteção de dados pessoais, como a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados). Outras informações relativas ao G Suite podem ser consultadas neste FAQ e no site da plataforma.

registrado em: , ,