Você está aqui: Página Inicial > Informes > Física Aplicada
conteúdo

Ensino

Física Aplicada

Edição desta quarta-feira (26) do Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada tratará sobre o tema "Métodos de primeiros princípios: uma abordagem a sistemas complexos". Apresentação será de Luiz Cláudio de Carvalho, professor visitante da UNILA.
publicado: 24/03/2025 16h00, última modificação: 24/03/2025 17h43

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) promove mais uma edição de sua série de seminários nesta quarta-feira (26), das 16h às 18h, no Itaipu Parquetec (bloco 4, espaço 3, sala 1). O evento terá como convidado Luiz Cláudio de Carvalho, professor visitante da área de Física da UNILA, que irá tratar da temática "Métodos de primeiros princípios: uma abordagem a sistemas complexos". Interessados em participar poderão se inscrever no local.

Confira um resumo sobre o tema do seminário:

Os recentes avanços em métodos de primeiros princípios, fundamentados em teorias de multicorpos, têm se consolidado como o estado-da-arte na descrição das propriedades físicas e químicas de sistemas complexos. Dentre esses métodos, os baseados na Teoria do Funcional da Densidade (DFT), em combinação com a Teoria de Perturbação de Multicorpos (MBPT), se destacam na caracterização das propriedades tanto do estado fundamental quanto dos estados excitados de novos materiais. Além disso, a crescente utilização de cálculos de primeiros princípios para o entendimento da estrutura eletrônica de sistemas complexos tem se tornado uma ferramenta poderosa, empregada por teóricos e experimentais na análise das propriedades da matéria e na previsão de materiais reais e fenômenos experimentais.

Concomitantemente, o avanço dos computadores de alta performance (HPC), aliado ao desenvolvimento de algoritmos e códigos cada vez mais sofisticados, vem permitindo a aplicação desses métodos, que exigem grande poder de processamento e são altamente "time-consuming". Assim, a eficiência desses métodos será demonstrada por meio da análise das propriedades estruturais, eletrônicas, ópticas e de armazenamento, obtidas em cálculos de sistemas complexos, como ligas de TMDs, grupo III-V nitretos, pontos quânticos (QD), complexos DNA+nanopartículas, entre outros. A comparação com resultados teóricos e dados experimentais da literatura evidenciará a capacidade e a eficiência desses métodos, destacando seu papel fundamental no fornecimento de informações úteis para uma compreensão mais profunda das propriedades físicas desses sistemas.