Você está aqui: Página Inicial > Informes > Física Aplicada
conteúdo

Ensino

Física Aplicada

Seminário da Pós-Graduação em Física Aplicada desta quarta-feira (24) terá como tema “O algoritmo de rodeio: conceitos e aplicações”.
publicado: 22/09/2025 15h01, última modificação: 22/09/2025 16h31

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da UNILA promove mais uma edição do seu Seminário nesta quarta-feira (24), das 16h às 18h, no Itaipu Parquetec (bloco 4, espaço 3, sala 3). O evento contará com a participação do professor Raphael Infante Fortes Gomes, do curso de Engenharia Física da UNILA, que abordará a temática “O algoritmo de rodeio: conceitos e aplicações”.

Sobre a palestra

O algoritmo de rodeio foi projetado para determinar o espectro de autoestados e autovalores de um hamiltoniano com base no controle da energia do sistema e de sua respectiva evolução temporal. Além disso, afirma-se que a técnica pode ser usada para preparar os autoestados em uma escala de tempo exponencialmente mais rápida do que através da estimativa de fase ou via evolução adiabática.

Nesta palestra, será detalhado o método original e mostrado como definir todas as propriedades considerando estados puros iniciais arbitrários. Para tanto, explora-se os recursos das plataformas Pennylane e Qiskit para analisar cenários onde os hamiltonianos são descritos pelo modelo de Zeeman para um e dois spins. Além disso, são introduzidas estratégias e técnicas para melhorar o desempenho do algoritmo, ajustando seus parâmetros intrínsecos e reduzindo as flutuações inerentes à distribuição de dados.

Inicialmente, é explorada a dinâmica de um único qubit nos simuladores da Xanadu para definir os parâmetros que otimizam o desempenho do método e selecionar as melhores estratégias para executar o algoritmo. Na sequência, estende-se a metodologia para sistemas bipartites para discutir como o algoritmo funciona quando há degenerescência e emaranhamento. Por fim, as previsões são comparadas com os resultados obtidos em um dispositivo real do programa IBMQ Experience, apresentando condições para aumentar a eficiência do protocolo para sistemas de múltiplos qubits e hamiltonianos mais complexos.