Você está aqui: Página Inicial > Informes > Física Aplicada
conteúdo

Tecnologia e Inovação

Física Aplicada

Nesta quinta-feira (12), o PPGFISA realiza o Seminário "Nanoestruturas de óxidos semicondutores para conversão e armazenamento de energia solar em energia química”.
publicado: 10/05/2022 15h37, última modificação: 10/05/2022 16h40

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) promove, nesta quinta-feira (12), às 16h, o Seminário "Nanoestruturas de óxidos semicondutores para conversão e armazenamento de energia solar em energia química: uma forma limpa e sustentável de produzir hidrogênio". A atividade será ministrada por Lara Marques Daminelli (UFABC), com transmissão via Google Meet.

Sobre o tema

Um dos principais desafios da sociedade atual está na produção e armazenamento de energia de forma limpa e sustentável. Boa parte da atenção da comunidade científica encontra-se voltada para a busca de materiais e mecanismos que possibilitem a geração de energia elétrica por meio de fontes, de certa forma, não esgotáveis, e ainda minimizem os impactos que podem ser causados ao planeta e ao meio ambiente. Ou seja, fontes de energia à base de combustíveis renováveis e/ou sustentáveis. Nesse sentido, os dispositivos baseados no princípio fotoeletroquímico surgem como uma forma bastante promissora para geração de energia de forma limpa e sustentável através do grande potencial associado para eletrólise da água induzida pelo sol.

Dessa forma, busca-se investigar como os parâmetros de fabricação de materiais, temperatura, tempo e processo de limpeza impactam nos substratos condutores de óxido de estanho dopado com flúor comumente utilizados em aplicações optoeletrônicas e eletroquímicas. A escolha do tipo de substrato tem demonstrado ser crucial para garantir que os fotocatalisadores produzidos tenham boas reprodutibilidade, estabilidade e eficiência na oxidação da água assistida por luz solar. Revelou-se que os cuidados com os impactos dos parâmetros de síntese de fotocatalisadores devem de fato ser cuidadosamente controlados para evitar a redução do tempo de vida útil desses materiais bem como limitar o bom desempenho durante os testes como fotoanodos.