Você está aqui: Página Inicial > Informes > Festival de Violões do Paraná

Festival de Violões do Paraná

Foz do Iguaçu sedia, a partir desta quarta-feira (4), o Festival de Violões do Paraná. A UNILA é uma das organizadoras do evento.
publicado: 03/09/2024 15h21, última modificação: 03/09/2024 15h21

Idealizado e organizado por docentes da UNILA, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Festival de Violões do Paraná começa nesta quarta-feira (4) e vai até o próximo domingo (8). As atividades serão realizadas na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, na UNILA - Jardim Universitário, no SESC e em escolas públicas da cidade.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura do violão no estado do Paraná e difundir o trabalho desenvolvido pelos membros das instituições organizadoras. Na programação estão apresentações musicais, masterclasses, aulas em instituições de ensino básico, música de câmara, formação de uma orquestra de violões e apresentação de pesquisas.

O Festival preza pela diversidade de estilos musicais pertencentes tanto ao universo da música de concerto quanto da música popular. Além disso, as atividades buscam posicionar o estudante ativo no centro do evento e, ao mesmo tempo, permitir que o evento dialogue com a comunidade local.

Ao criar um canal de comunicação e interação entre universidades paranaenses, o Festival visa potencializar a ação do ensino público de música na comunidade para, assim, celebrar a cultura do violão e, de forma mais abrangente, a riqueza da música.

A programação completa e outras informações sobre as atividades estão disponíveis no site do evento.