Extensão
Extensão universitária
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana deu um importante passo para o fortalecimento da extensão universitária com a aprovação da nova Política de Extensão, por meio da Resolução CONSUN nº 4/2025. Aprovado pelo Conselho Universitário em 28 de março, o documento – formulado pela PROEX – estabelece diretrizes atualizadas que visam consolidar o papel estratégico da extensão na formação acadêmica e na interação transformadora com a sociedade.
Os principais avanços da nova política são:
- Inserção curricular da extensão, reforçando sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa;
- Valorização do multilinguismo, com a incorporação da Política Linguística da UNILA;
- Participação ampliada de servidores técnico-administrativos em educação, que agora também podem coordenar ações de extensão;
- Possibilidade de projetos com duração superior a 12 meses, reduzindo a burocracia e facilitando o desenvolvimento de ações de longa duração.
Além disso, a política reafirma o compromisso institucional com a integração solidária dos povos da América Latina e do Caribe, promovendo ações que dialogam com as demandas históricas, culturais, sociais e econômicas da região. Essas e outras medidas buscam expandir o impacto social da UNILA, especialmente em seu contexto de atuação no território de fronteira, promovendo maior integração com as comunidades locais, regionais e latino-americanas.