Você está aqui: Página Inicial > Informes > Exposição "Arquitetura e ditaduras na América Latina"
conteúdo

Ensino

Exposição "Arquitetura e ditaduras na América Latina"

Mostra, que faz parte da disciplina “Arquiteturas Latino-Americanas”, está aberta ao público até 9 de julho, no Espaço Barrageiros, do Itaipu Parquetec.
publicado: 27/06/2025 16h03, última modificação: 27/06/2025 16h03

Foi aberta na quinta-feira (26), no Espaço Barrageiros, do Itaipu Parquetec, a exposição "Arquitetura e ditaduras na América Latina". A atividade compõe a disciplina “Arquiteturas Latino-Americanas”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, ministrada pela professora Andréia Moassab. Público pode visitar a mostra das 8h às 21h, até o dia 9 de julho.

A exposição

Durante as décadas de 1950 a 1990, diversos países do continente estiveram sob um tipo característico de regime ditatorial, de governos militares baseados na doutrina de segurança nacional, que se concentrou, sobretudo, no Cone Sul. Iniciado no Paraguai, em 1954, esse ciclo de ditaduras militares disseminou-se pela região, chegando à Bolívia e ao Brasil em 1964; à Argentina em 1966 e depois em 1976; e ao Chile e ao Uruguai, em 1973.

Dessa forma, os trabalhos expostos buscam analisar a relação entre a ideologia do desenvolvimento e os regimes autoritários, materializada pela indústria da construção civil e pela arquitetura do concreto armado. Cabe, portanto, uma reflexão deontológica, com vistas a consolidar, com os futuros arquitetos e arquitetas, uma perspectiva crítica pautada pela ética, de modo a evitar envolvimentos ativos ou mesmo silêncios cúmplices da profissão que possam levar os países e povos a novos golpes contra a democracia.