Você está aqui: Página Inicial > Informes > Exibição do longa-metragem “Marte Um”
conteúdo

Extensão

Exibição do longa-metragem “Marte Um”

Projeto Cineclube Cinelatino promove, no dia 18 de outubro, exibição única em Foz do Iguaçu de “Marte Um”, representante do Brasil para concorrer a Melhor Filme Internacional no próximo Oscar. Após a atividade, será realizado um debate.
publicado: 13/10/2022 15h51, última modificação: 13/10/2022 17h36

O longa-metragem “Marte Um” (2022), representante do Brasil para concorrer a Melhor Filme Internacional no próximo Oscar, tem exibição única em Foz do Iguaçu, dia 18 de outubro, às 19h, no Cine Cataratas. A promoção é do projeto Cineclube Cinelatino.

Após a sessão, será realizado um debate, no Sudacas Bar, com a presença de Angela Souza, docente de Antropologia; Felipe Almeida, docente de Relações Internacionais e Integração; e Sandra Pereira, docente de Cinema e Audiovisual; com a mediação de Maria Camila Ortiz, estudante do curso de Cinema e Audiovisual.

"Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, acompanha a trajetória de uma família da periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tenta sobreviver à disseminação de discursos de ódio, homofobia e racismo. Além disso, a inflação começa a comer o salário das pessoas empobrecidas, aprofundando as desigualdades sociais e fazendo crescer a fome. O título do filme faz referência a um programa real de colonização do planeta Marte (Mars One), do qual um personagem sonha participar. 

Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, o longa-metragem tem entre seus técnicos e técnicas e em seu elenco um contingente majoritariamente negro, quebrando com a lógica de sub-representatividade dessa parcela da população brasileira no cinema e audiovisual. A produção foi realizada através de edital de ação afirmativa, tendo um baixo custo de produção, mas um longo alcance mundial.

A estreia de "Marte Um" no Brasil ocorreu no 50º Festival de Gramado de 2022, onde recebeu prêmios como o de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Musical. No exterior já foi exibido em quatro continentes, com estreia no Festival de Sundance, em 2022, nos Estados Unidos. A produção acumula prêmios em todos os cantos do mundo e é a primeira vez que um diretor negro brasileiro tem um filme indicado ao prêmio de “Melhor Filme Internacional”.

Os ingressos para a exibição em Foz do Iguaçu podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no site do Cine Cataratas (na compra virtual há taxa de serviço).