Você está aqui: Página Inicial > Informes > Exibição do filme "Vento na Fronteira"
conteúdo

Extensão

Exibição do filme "Vento na Fronteira"

No dia 19 de setembro, às 19h, o Cineclube Cinelatino exibe o filme "Vento na Fronteira". Após a exibição, haverá um debate.
publicado: 15/09/2023 16h05, última modificação: 17/09/2023 21h34

O Cineclube Cinelatino exibe, no dia 19 de setembro, às 19h, no Cine Cataratas (Av. Costa e Silva, 185), o filme "Vento na Fronteira" (2022), das diretoras brasileiras Marina Weis e Laura Faerman. A produção conquistou diversos prêmios, entre eles, o de melhor documentário internacional pelo Durban International Film Festival (África do Sul), melhor direção pelo Filmambiente (Brasil), além de receber a menção honrosa no Rome Independent Film Festival (Itália). A exibição é fruto da parceria entre o Cinelatino, o Cine Cataratas e a distribuidora Taturana Mobi.

O longa retrata a disputa por terras entre indígenas e fazendeiros na região do Mato Grosso do Sul, coração do agronegócio brasileiro. De um lado, a professora indígena Alenir Aquino, do povo Guarani-Kaiowá, luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. Do outro, o espectador assiste ao discurso da advogada e "herdeira" dessas mesmas terras, Luana Ruiz – termômetros para o crescimento do poder político ruralista durante a presidência de Jair Bolsonaro.

Após a exibição, haverá um debate sobre o filme no Sudacas Bar. O bate-papo contará com a participação da professora de História Nathália Santos, do historiador Rafael Fonseca e do psicólogo Ulisses Schlosser. A mediação será de Mario Ramão Villalva Filho, professor de Língua e Cultura Guarani na UNILA.

O Cineclube Cinelatino é um projeto de extensão da Universidade, sem fins lucrativos. A receita da venda de ingressos, que custam R$ 10, é destinada integralmente ao cinema e às distribuidoras.