Você está aqui: Página Inicial > Informes > Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
conteúdo

Institucional

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ESTUDANTES

Avaliação prática de discentes de licenciatura participantes do Enade 2024 será realizada durante os estágios supervisionados obrigatórios, até 27 de junho.
publicado: 14/02/2025 16h55, última modificação: 14/02/2025 17h47

Acadêmicos dos cursos de licenciatura participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2024 realizam a avaliação da prática (AP) até 27 de junho. Essa avaliação ocorre durante os estágios supervisionados obrigatórios, em escolas de Educação Básica.

A avaliação da prática é uma das novidades do Enade das Licenciaturas. Direcionada à docência, seu objetivo é avaliar, com fins diagnósticos, os conhecimentos, as competências e as habilidades práticas desenvolvidas pelos estudantes na graduação e levantar informações a respeito das características, condições e atividades práticas realizadas.

Participam da AP os discentes dos cursos de licenciatura que, no âmbito do estágio supervisionado obrigatório, estejam realizando a regência de classe na Educação Básica (em instituições públicas ou privadas), durante o período previsto no edital do Enade 2024. A aplicação da avaliação ocorre, portanto, durante os estágios supervisionados obrigatórios, previstos nas diretrizes curriculares nacionais.

O estudante participa da AP uma única vez por curso, ainda que realize estágio supervisionado com atividade de regência de classe por mais de uma vez no decorrer de sua graduação. Nesse caso, o acadêmico é inscrito, preferencialmente, no último momento de regência planejada ou em outro período de regência determinado pelo coordenador de curso. Como parte dessa avaliação, os estudantes preenchem um questionário, o qual inclui o planejamento de uma aula, e realizam a regência de classe.

A regência é observada e avaliada pelo supervisor de estágio (docente da escola de Educação Básica na qual o estudante realiza o estágio) em instrumento específico, destinado a avaliar a atuação do licenciando durante a regência e coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente, de supervisão do estágio na escola.

Após, o orientador de estágio (docente da UNILA que acompanha o estudante durante a realização do estágio obrigatório) preenche o questionário destinado a avaliar as contribuições do estágio para o percurso formativo do discente e as condições de acompanhamento do estágio supervisionado na Universidade.

Das seis licenciaturas da UNILA que participam do Enade 2024, o curso de Matemática já realizou a AP no ano passado, no 1º período. Agora, no 2º período da AP, os cursos de História e Geografia - Licenciatura participam e, via ação do coordenador, inscrevem os estudantes e cadastram os orientadores e supervisores de estágio, até o dia 20 de junho. Assim, até 27 de junho os discentes realizam a avaliação.

Sobre o Enade

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Em âmbito nacional, é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Na UNILA, a Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais (CIRI), por intermédio do Procurador Educacional Institucional, coordena as atividades e orienta as coordenações de curso quanto aos procedimentos necessários à participação dos estudantes de graduação no Exame.

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes, bem como avaliar os cursos e a instituição, uma vez que seus resultados são utilizados e têm peso importante no cálculo de conceitos e indicadores de qualidade dos cursos de graduação e da instituição. Com o Enade das Licenciaturas, o Inep busca aprimorar os processos avaliativos e as evidências a respeito de como está a formação de professores no país.

Para outras informações, acesse o site do INEP e a página da CIRI da UNILA.

registrado em: