Institucional
Antropologia e Diversidade Cultural Latino-Americana
O 1º Ciclo de Diálogos de Antropologia e Diversidade Cultural Latino-Americana acontece nos dias 29 de novembro e 13 e 14 de dezembro, no Campus Integração. O evento tem o propósito de oferecer à comunidade acadêmica e à fronteira trinacional diálogos e debates relevantes sobre o contexto social e político da América Latina.
Voltada a estudantes, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas e instituições da região, a atividade recebe inscrições por meio do SIGEventos. Haverá emissão de certificado aos participantes. Confira os detalhes da programação:
- No dia 29 de novembro, às 19h, no auditório do Campus Integração, a antropóloga Cornélia Eckert, professora titular aposentada da UFRGS e referência no campo da Antropologia Visual, ministrará a palestra "Retratos da Antropologia Visual no Brasil", apresentando os caminhos percorridos e os principais referenciais teóricos desse campo no Brasil.
- Em 13 de dezembro, às 19h, também no auditório do Campus Integração, ocorre a palestra "Estado y Espiritismo de María Lionza en Venezuela: traslados simbólicos", com Annel Mejias, professora da Universidad de los Andes (Colombia). A docente irá examinar os traslados simbólicos da figura mitológica venezuelana María Lionza, destacando desde a transferência de sua estátua de Caracas (capital) para Yaracuy e os consequentes fluxos simbólicos observados. Vale ressaltar que o culto a María Lionza é marcado por sincretismos do espiritismo, além de influências de cultos indígenas e afro-americanos.
- Já no dia 14 de dezembro, às 10h, na sala A004, bloco 1 do Campus Integração, será realizada a palestra "Máscaras de clasismo/racialización: constitución de identidades políticas en Venezuela", também ministrada por Annel Mejias. Na oportunidade, ela analisará o processo político na Venezuela. Segundo a antropóloga, a formação das identidades políticas está permeada por racismos e classismos.