Você está aqui: Página Inicial > Informes > Ética, escolhas e evidências
conteúdo

Institucional

Ética, escolhas e evidências

"Minuto da Ética" do mês de setembro faz uma abordagem sobre situações em que decisões difíceis precisam ser tomadas
publicado: 14/09/2021 16h54, última modificação: 14/09/2021 16h56

Muitas vezes, somos colocados em situações em que decisões difíceis precisam ser tomadas. Na Administração Pública, ao se deparar com tais situações, o agente público precisa propor soluções, agindo em nome da instituição que representa e, assim, passa a ser a voz e a atitude da instituição perante a sociedade. Mas como transmitir aos cidadãos e contribuintes que aquela decisão, diante das opções existentes, mostra-se melhor e a mais vantajosa para o bem comum (Art. XIV, c, do Decreto nº 1.171/1994)?

Na Administração Pública, a transparência é essencial para que as decisões e suas motivações sejam conhecidas. E, sabendo como se chegou a uma decisão (quais alternativas foram consideradas, que técnicos especialistas foram consultados, que evidências e resultados anteriores foram verificados), a sociedade terá confiança de que a melhor decisão possível foi a escolhida.

De acordo com o psicólogo Daniel Kahneman, prêmio Nobel de Economia, em seu livro Rápido e devagar - duas formas de pensar, "[os tomadores de decisão] farão escolhas melhores quando tiverem confiança de que seus críticos são sofisticados e justos, e quando esperarem que sua decisão seja julgada pelo modo como foi tomada, não apenas pelas consequências que acarretou”.

A vida é feita de escolhas; e, em se tratando de Administração Pública, cabe ao agente público fundamentar suas decisões, expondo os motivos que o levaram a fazê-lo. A transparência e o respeito à coisa pública são as bases sobre as quais será construída uma relação de confiança entre a sociedade e o Estado. Se quiser saber mais sobre boas práticas de governança da administração e como implementá-las em sua unidade, entre em contato com a Comissão de Ética da UNILA.

Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP) 
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.