Você está aqui: Página Inicial > Informes > Encontro da Socine
conteúdo

Institucional

Encontro da Socine

De 7 a 10 de novembro, a UNILA sedia o 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.
publicado: 04/10/2023 16h56, última modificação: 04/10/2023 16h56

O 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) será realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, na UNILA - Jardim Universitário. Com o tema “Volverse Otras: políticas, imagens, sons e fronteiras”, o evento marca os dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade. Neste ano, as atividades contarão, também, com a participação de cineastas e pesquisadores(as) de outros países da América Latina. 

A cineasta Paz Encina, que fará parte da mesa de abertura do Encontro, é uma das principais cineastas do Paraguai e já teve seus filmes projetados e reconhecidos em importantes festivais internacionais. É o caso dos filmes “Hamaca Paraguaia”, “Ejercícios de Memória" e o mais recente longa-metragem "Eami”. O Grupo Chaski do Peru também integra a programação de convidados trazendo a experiência do cinema comunitário realizado naquele país.

Além disso, durante a programação, os participantes terão a possibilidade de conhecer as pesquisas que vêm sendo realizadas por pesquisadores independentes e das mais diversas universidades brasileiras. As inscrições para ouvintes e para lançamento de livros da área de cinema e audiovisual estão abertas pela página do evento.

Pré-evento

No dia 6 de novembro, em Puerto Iguazú (Argentina), acontecerá a Pré-Socine, quando será possível conhecer a história do grupo nacional de pesquisa sobre as salas de cinema e exibição cinematográfica. Além disso, a atividade terá a participação de representantes do Instituto de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina, que são responsáveis pelos projetos Sala de Cine Incaa, Cine Móvil e outros espaços de exibição cinematográfica da região de Misiones. É a primeira vez que a Socine cruza as fronteiras do Brasil e se expande mais ainda num fluxo de internacionalização.