Institucional
Coronavírus: encaminhamentos com o Paraguai e com a Prefeitura de Foz do Iguaçu
Na UNILA, o Comitê Institucional de Enfrentamento ao COVID-19 (CIEC) está trabalhando em regime ininterrupto, acompanhando em tempo real os dados epidemiológicos e seguindo as orientações dos órgãos de saúde, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Infectologia.
Além de membros das áreas de gestão, o CIEC é composto por profissionais da área da saúde da instituição: infectologistas, epidemiologistas e enfermeiros.
O tema está sendo tratado com a maior seriedade, e as decisões somente são encaminhadas com embasamento técnico-científico e de acordo com as recomendações oficiais.
A recomendação oficial dos órgãos de saúde para suspensão das atividades se dá a partir da fase de transmissão comunitária.
São três as fases de transmissão:
-
fase de casos importados;
-
fase de transmissão local;
-
fase de transmissão comunitária.
Até o momento, nenhuma das fases teve início confirmado na Tríplice Fronteira.
Na UNILA, além da implementação do CIEC, as seguintes medidas foram adotadas:
-
Suspensão das atividades de Recepção aos Calouros, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, e manutenção das aulas, inclusive para os ingressantes.
-
Criação de uma página exclusiva para esclarecimentos, informação e orientação à comunidade: https://portal.unila.edu.br/coronavirus.
-
Mobilização das áreas de saúde da instituição para atendimento, esclarecimento e orientações à comunidade.
-
Compra de dispensadores de álcool em gel, que serão instalados nesta segunda-feira, 16 de março.
-
Contato direto com a diplomacia paraguaia para acompanhamento do cenário da fronteira e a implementação de protocolos especiais para os estudantes da UNILA.
A UNILA informa, ainda, que a Prefeitura Municipal suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino, bem como convocou reunião para tratar do tema com as redes particular e estadual e com as Instituições de Ensino Superior. Após a reunião, que será nesta segunda-feira (16), às 14h, as atualizações serão comunicadas.
Ademais, a UNILA informa que está em contato contínuo com a gestão das Instituições de Ensino Superior de Foz do Iguaçu, bem como com a comissão composta pelas sete universidades estaduais do Paraná, além da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Paraná (SETI) e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), discutindo e avaliando em tempo real os encaminhamentos das esferas Federal, Estadual, Municipal e também dos demais países da Tríplice Fronteira.
O CIEC acompanha em tempo real as informações dos órgãos oficiais de saúde e fará as recomendações necessárias toda vez que o cenário epidemiológico e institucional assim exigir.
Conheça em detalhes, no infográfico abaixo, quais são os estágios de transmissão e as principais ações que devem ser implementadas pelas autoridades de saúde.