Institucional
Eleição do nome do auditório do Campus Integração
A comunidade acadêmica da UNILA participou da eleição do nome do auditório do Campus Integração e escolheu a primeira personalidade latino-americana e caribenha que irá receber homenagem com a nomeação de um espaço da Universidade. Com 31,1% dos votos, a escolha foi por Lélia Gonzalez.
A homenageada
A antropóloga Lélia González é referência nos estudos e debates de gênero, raça e classe no Brasil, na América Latina e no mundo. Mineira de Belo Horizonte, Lélia nasceu em 1935, mas mudou-se para o Rio de Janeiro com a família em 1942. Mais tarde, ingressou na Universidade Estadual da Guanabara, atual UERJ, onde formou-se em História e Geografia. Anos depois, graduou-se também em Filosofia e fez mestrado em Comunicação e doutorado em Antropologia Política e Social.
Até falecer, em 1994, Lélia González dedicou-se ao debate sobre raça e gênero, sendo considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil. Ela desenvolveu conceitos como “Améfrica” e "amefricanidade", que englobam a influência africana para a formação da identidade cultural da América Latina e o questionamento a respeito da hegemonia eurocêntrica na construção do pensamento social.
Seu primeiro livro – “Lugar de negro” – foi publicado na década de 1980, fazendo um panorama histórico do modelo econômico de 1964, com a inserção da população negra neste cenário e o resgate histórico dos movimentos sociais negros. Em "Festas Populares", de 1987, Lélia registrou a diversidade das manifestações culturais brasileiras.
O processo de escolha
Importante espaço de eventos acadêmicos, o auditório do Campus Integração foi o primeiro local indicado pelo projeto “Memória UNILA” para homenagear uma figura latino-americana e caribenha com legado histórico para a cultura, a ciência, a educação, os direitos humanos e a integração. Em continuidade à proposta, serão anunciados novos espaços que irão receber as nomeações, reconhecer e transmitir às futuras gerações o legado de nomes históricos da América Latina e Caribe.
Confira abaixo os dados do resultado final obtido a partir da votação, realizada em duas etapas, entre os dias 11 e 24 de março:
As informações sobre a cerimônia de nomeação do auditório serão divulgadas em breve.