Você está aqui: Página Inicial > Informes > Eleição do nome do auditório do Campus Integração
conteúdo

Institucional

Eleição do nome do auditório do Campus Integração

O auditório do Campus Integração já tem nome! Com 31,1% dos votos da comunidade acadêmica, a escolha foi pela antropóloga Lélia Gonzalez.
publicado: 25/03/2025 16h26, última modificação: 25/03/2025 16h26

A comunidade acadêmica da UNILA participou da eleição do nome do auditório do Campus Integração e escolheu a primeira personalidade latino-americana e caribenha que irá receber homenagem com a nomeação de um espaço da Universidade. Com 31,1% dos votos, a escolha foi por Lélia Gonzalez.

A homenageada

A antropóloga Lélia González é referência nos estudos e debates de gênero, raça e classe no Brasil, na América Latina e no mundo. Mineira de Belo Horizonte, Lélia nasceu em 1935, mas mudou-se para o Rio de Janeiro com a família em 1942. Mais tarde, ingressou na Universidade Estadual da Guanabara, atual UERJ, onde formou-se em História e Geografia. Anos depois, graduou-se também em Filosofia e fez mestrado em Comunicação e doutorado em Antropologia Política e Social.

Até falecer, em 1994, Lélia González dedicou-se ao debate sobre raça e gênero, sendo considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil. Ela desenvolveu conceitos como “Améfrica” e "amefricanidade", que englobam a influência africana para a formação da identidade cultural da América Latina e o questionamento a respeito da hegemonia eurocêntrica na construção do pensamento social.

Seu primeiro livro  “Lugar de negro”  foi publicado na década de 1980, fazendo um panorama histórico do modelo econômico de 1964, com a inserção da população negra neste cenário e o resgate histórico dos movimentos sociais negros. Em "Festas Populares", de 1987, Lélia registrou a diversidade das manifestações culturais brasileiras.

O processo de escolha

Importante espaço de eventos acadêmicos, o auditório do Campus Integração foi o primeiro local indicado pelo projeto “Memória UNILA” para homenagear uma figura latino-americana e caribenha com legado histórico para a cultura, a ciência, a educação, os direitos humanos e a integração. Em continuidade à proposta, serão anunciados novos espaços que irão receber as nomeações, reconhecer e transmitir às futuras gerações o legado de nomes históricos da América Latina e Caribe.

Confira abaixo os dados do resultado final obtido a partir da votação, realizada em duas etapas, entre os dias 11 e 24 de março:

As informações sobre a cerimônia de nomeação do auditório serão divulgadas em breve.

registrado em: ,