Institucional
E o que você fez?
SERVIDORES
Final de ano é sempre igual: num belo dia, você vai ao comércio para resolver algumas compras e de repente ouve tocar a canção "Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez.” E, assim, no meio da nossa correria, a música faz nos darmos conta de que mais um ano se findou.
Nessa hora, é inevitável que se passe em nossa cabeça um filme de tudo o que aconteceu e do que fizemos. De fato, retrospectivas são úteis e necessárias, pois nos instigam a sermos gratos pelas vitórias e conquistas e a identificarmos aquilo em que devemos melhorar.
Aproveitando esse ensejo, que tal um exercício de reflexão sobre o seu 2022, sob a perspectiva da ética pública? Para fazer isso, propomos um checklist diferente.
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171, de 1994) elenca alguns deveres dos agentes públicos. Essa lista não é taxativa, apenas nos ajuda a entender qual é o padrão esperado de nós. E é a partir dela que faremos nossa análise:
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
- exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias […];
- tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e o contato com o público;
- ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito […];
- ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;
- comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis.
Você é capaz de marcar como cumprido a maior parte desses deveres? Quais dos itens precisam de maior atenção em 2023? Esta é uma ótima época para relembrar nossos valores e reafirmar nosso compromisso com a sociedade que buscamos para todos nós.
Vamos juntos manter as boas práticas já adotadas, e conte com o incentivo da Comissão de Ética no ciclo que se inicia. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP)
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.