Você está aqui: Página Inicial > Informes > E aí? Qual você escolhe?

E aí? Qual você escolhe?

Texto do "Minuto da Ética" deste mês trata das maneiras como a ética apresenta-se no dia-a-dia
publicado: 12/08/2021 16h59, última modificação: 12/08/2021 17h01

A ética é uma característica inerente à pessoa humana, que se materializa no momento em que a pessoa age baseada em valores e princípios. Mas o que seriam esses valores e princípios?

Os valores são qualidades que individualizam o modo de ser e o comportamento de uma pessoa. Já os princípios são as diretrizes que orientam as pessoas para uma conduta virtuosa.

Mas, e no dia-a-dia? Como a ética se apresenta?

No futebol com os amigos, quando o juiz aponta uma falta a favor do seu time, mas que não aconteceu, considerando as regras estabelecidas para o jogo, você apenas aceita ou explica para o juiz que não houve falta? No botequim, quando chega a conta da sua mesa e você verifica que uma das bebidas que foi consumida não foi cobrada, você avisa ao garçom ou apenas deixa estar? E na reunião virtual do trabalho? Você se organiza para participar, preparando, previamente, o seu ambiente, seu material, seus equipamentos eletrônicos e suas vestimentas? Ou realiza as reuniões concomitantemente com outras atividades (dirigindo, fazendo caminhada, etc.), ou sem o equipamento/material necessário ao bom andamento da reunião?

Especialmente no trabalho, conhecer o Código de Ética Profissional proporciona conhecer os princípios que devem nortear as suas condutas profissionais, auxiliando na tomada de decisões éticas. Acesse o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Ser ético, para além de escolher a opção que contribui para a boa convivência entre os seus pares, consiste em escolher aquela que não prejudica o outro ou a coletividade. E aí? Qual você escolhe?

Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP)
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA